terça-feira, 15 de junho de 2010

Esses topicos dos elementos quimicos da Tabela Periódica, são aonde cada elemento é aplicado, mas se você quiser um aprofundamento maior em sua pesquiza click no link de cada elemento que ele o redicionara você para uma pagina aonde o conteúdo esteja mais completo.


Quais as utilidades dos elementos da tabela periódica?

Hidrogênio(H) - Grandes quantidades de Hidrogênio são necessárias nas indústrias de petróleo e química. A maior aplicação de hidrogênio é a de processamento de combustíveis fósseis, e na produção de amoníaco, funciona também como hidrogenizante, particularmente no aumento do nível de saturação de gorduras insaturadas e óleos.

Hélio(He) –Usa-se o hélio, principalmente, em dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas.

Lítio(Li) - Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias elétricas.

Berílio(Be) - Moderador de nêutrons em reatores nucleares. O óxido de berílio é utilizado quando são necessários elevada condutividade térmica, propriedades mecânicas, pontos de fusão elevados e isolamento elétrico.
Boro(B) - O composto de boro de maior importância econômica é o bórax, empregado em grandes quantidades para a fabricação de fibras de vidro e perborato de sódio.

Carbono(C) - Principal uso industrial do carbono é como componente de hidrocarbonetos, especialmente os combustíveis como petróleo e gás natural; do primeiro se obtém por destilação nas refinarias gasolinas, querosene e óleos e, ainda, é usado como matéria-prima para a obtenção de plásticos, enquanto que o segundo está se impondo como fonte de energia por sua combustão mais limpa.

Nitrogênio(N) - A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácido nítrico.
Oxigênio (O) - principal utilização do oxigênio é como oxidante devido à sua elevada eletronegatividade superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos foguetes, apesar de que nos processos industriais o oxigênio para a combustão é obtido diretamente do ar.


Flúor (F) - É usado na síntese de compostos orgânicos fluorados. Quimicamente é o mais reativo e eletronegativo de todos os elementos. É uma substância muito perigosa, causando queimaduras graves quando em contato com a pele.

Neônio (Ne) - Indicadores de alta voltagem, tubos de televisão, junto com o hélio é empregado para a obtenção de um tipo de laser, O néon líquido é comercializado como refrigerante criogénico.
Sódio(Na) - Em ligas antiatrito com o chumbo para a produção de balas ( projéteis ). Com o chumbo também é usado para a produção aditivos antidetonantes para as gasolinas.

Magnésio (Mg) - Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimento. Assim como na agricultura, indústrias químicas e de construção. O uso principal do metal é como elemento de liga com o alumínio , empregando-a para a produção de recipientes de bebidas, componentes de automóveis como aros de roda e maquinárias diversas. O alumínio também é usado para eliminar o enxofre do aço e ferro.

Alumínio(Al) - Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.
Silício(Si) - utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos.


Fósforo (P) - É importante para a produção de aço e bronze, também é usado em fósforos de segurança, pirotecnia, pastas de dente, detergentes, pesticidas e outros produtos.

Enxofre (S) - O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes. Os sulfitos são usados para branquear o papel e como conservantes em bebidas alcoólicas.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cloro (Cl) - O cloro é aplicado principalmente na purificação de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.

Argônio (Ar) - É empregado como gás de enchimento em lâmpadas incandescentes, já que não reage com o material do filamento, mesmo em altos níveis de temperatura e pressão. Com isso prolonga-se a vida útil da lâmpada.

Potássio (K) - O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas, o cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes.

Cálcio (Ca) - O óxido de escândio Sc2O3, é usado para a produção de lâmpadas de vapor de mercúrio obtendo-se uma luz solar artificial da mais alta qualidade. O isótopo radioativo Sc-46 é usado no craqueamento do petróleo como traçador, e o metal tem aplicação na indústria aeroespacial devido ao seu ponto de fusão muito superior ao do alumínio.

Escândio (Sc) - O óxido de escândio Sc2O3, é usado para a produção de lâmpadas de vapor de mercúrio obtendo-se uma luz solar artificial da mais alta qualidade. O isótopo radioativo Sc-46 é usado no craqueamento do petróleo como traçador, e o metal tem aplicação na indústria aeroespacial devido ao seu ponto de fusão muito superior ao do alumínio.



Titânio (Ti) - Indústria química, devido à sua resistência à corrosão e ao ataque químico, Indústria naval: o titânio metálico é empregado em equipamentos submarinos e de dessalinização de água do mar.

Vanádio (V) - É usado para a produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos e ferramentas, em aços resistentes a corrosão e, misturado com alumínio em ligas de titânio, é empregados em motores de reação. Também, em aços,empregados em eixos de rodas. engrenagens e outros componentes críticos.

Crômio (Cr) - O crômio é empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistência à corrosão e dar um acabamento brilhante, Em ligas metálicas. O aço inoxidável, por exemplo, apresenta aproximadamente 8% de crômio.

Manganês (Mn) - É importante para a fabricação de aços. O manganês reage com o enxofre presente formando sulfeto de manganês, MnS, evitando que o enxofre reaja com o ferro, aumentando a fragilidade e tornando-o mais difícil de forjar, também o excesso pode reagir com o carbono, originando carbetos de manganês, melhorando as propriedades químicas do aço. Além disso, o manganês tem propriedades desoxidantes evitando a formação de bolhas.
Ferro (Fe) - O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza, especialmente empregado em automóveis, barcos e componentes estruturais de edifícios.


Cobalto (Co) - Ligas metálicas: superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante.

Niquel (Ni) - Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável austenico e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cobre (Cu) - O cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos ), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Zinco (Zn) - Galvanização do aço ou ferro para protegê-los da corrosão, isto é, o zinco é utilizado como metal de sacrifício.

Gálio (Ga) – Devido ao seu intenso aspecto prateado brilhante e a capacidade de impregnar superfícies de vidro e porcelana é utilizado na construção de espelhos.Se emprega para dopar materiais semicondutores e construir dispositivos diversos como transístores.
Germânio (Ge) - Fibra óptica. Eletrônica: Radares, amplificadores de guitarras elétricas, ligas metálicas de SiGe em circuitos integrados de alta velocidade.

Arsênio (As) - Conservante de couro e madeira (arseniato de cobre e crômio), uso que representa, segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. O arsenieto de gálio é um importante semicondutor empregado em circuitos integrados mais rápidos e caros que os de silício. Aditivo em ligas metálicas de chumbo e latão.

Selênio (Se) - O selênio se usa em várias aplicações elétricas e eletrônicas, entre outras, como em células solares e retificadores. Em fotografia é empregado para intensificar e incrementar as faixas de tonalidades das fotografias em branco e preto e a durabilidade das imagens, assim como em xerografia.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bromo (Br) - O bromo molecular é empregado na fabricação de uma ampla variedade de compostos de bromo, usados na indústria e na agricultura. Tradicionalmente, a maior aplicação do bromo tem sido para a produção de 1,2-dibromoetano, que é usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetil de chumbo.

Criptônio (Kr) - usado, isolado ou misturado com néon e árgon: em lâmpadas fluorescentes; em sistemas de iluminação de aeroportos, já que o alcance da luz vermelha emitida é maior que a comum inclusive em condições climatológicas adversas; e nas lâmpadas incandescentes de filamento de tungsténio de projectores cinematográficos.

Rubídio (Rb) - O rubídio pode ionizar-se com facilidade, por isso está estudando-se o seu uso em motores iônicos para naves espaciais, ainda que o xenônio e o césio tem demonstrado uma maior eficiência para este propósito. É utilizado principalmente na fabricação de cristais especiais para sistemas de telecomunicação de fibra óptica e equipamentos de visão noturna.
Estrôncio (Sr) - Atualmente a principal aplicação do estrôncio é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores em cores. Existem regulamentações que exigem a utilização deste metal para filtrar os raios X, evitando que incidam sobre o telespectador.

Ítrio (Y) - O óxido de ítrio é o composto mais importante de ítrio e é extensivamente usado para a produção de YVO4 e Y2O3 utilizados em fósforos de európio para dar a coloração vermelha em cinescópios de televisão.

Zircônio (Zr) - É utilizado principalmente ( em torno de 90% do consumo ) como revestimento de reatores nucleares, devido a sua secção de capturas de nêutrons ser muito baixa. Se utiliza como aditivo em aços obtendo-se materiais muito resistentes. Também é empregado em ligas com o níquel na indústria química devido a sua resistência diante de substâncias corrosivas. Devido às sua resistência à corrosão está a ser usado como substituto do Crómio Hexavalente nas linhas de Tratamento de Superfície de Alumínio.
Nióbio (Nb) - O nióbio apresenta numerosas aplicações. É usado em alguns aços inoxidáveis e em outras ligas de metais não ferrosos. Estas ligas devido à resistência são geralmente usadas para a fabricação de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias.


Molibdênio (Mo) - Aproximadamente dois terços do molibdênio consumido é empregado em ligas metálicas. O uso deste elemento remonta da Primeira Guerra Mundial, quando houve uma forte demanda de wolfrâmio, que começou a escassear, e havia necessidade de aços muito resistentes.

Tecnécio (Tc) - O tecnécio poderia apresentar várias aplicações como, por exemplo, em aços protegendo-os da corrosão, porém devido a problemas com a sua produção (em reatores nucleares), estas aplicações são muito limitadas.
Rutênio (Ru) - Devido a sua grande capacidade para endurecer o paládio e a platina, é empregado em ligas com estes metais, utilizados em contatos elétricos de alta resistência ao desgaste.


Ródio (Rh) – A principal aplicação deste elemento é como agente ligante para endurecer platina e paládio. Estas ligas são usadas em bobinas de fornos, buchas para a fabricação da fibra de vidro, componentes de termopares para elevadas temperaturas, eletrodos de ignição ( velas ) para aeronaves , e cadinhos para laboratório.

Paládio (Pd) – Aplica-se na indústria elétrica, no fabrico de contatos em sistemas eletromecânicos, como por exemplo relays. Na indústria química e farmacêutica usa-se como catalisador de reações de hidrogenação e na indústria petrolífera, o paládio é importante na catálise de fracções de petróleo destilado.
Prata (Ag) – Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.

Cádmio (Cd) – Aproximadamente 75% do cádmio produzido é empregado na fabricação de baterias, especialmente nas baterias de níquel-cádmio.

Índio (In) – Foi empregado durante a Segunda Guerra Mundial como revestimento em motores de alto rendimento de aviões. Depois da guerra foi destinado a novas aplicações: em ligas metálicas, em soldas e na indústria eletrônica.
Estanho (Sn) – O estanho liga-se prontamente com o ferro, e foi muito usado na indústria automotiva para revestimento e acabamento da lataria. O estanho que faz uma ótima liga com chumbo é usado como revestimento misturado ao zinco no aço para impedir a corrosão e evitar a eletrólise.


Antimônio (Sb) – Usado como liga, este semi-metal incrementa muito a dureza e a força mecânica do chumbo. Também é empregado em diferentes ligas como peltre, metal antifricção (liga com estanho) , metal inglês (formado por zinco e antimônio).

Telúrio (Te) – A maior parte do telúrio é usado em ligas com outros metais. É adicionado ao chumbo para aumentar a sua resistência mecânica, durabilidade e diminuir a ação corrosiva do ácido sulfúrico. Quando adicionado ao aço inoxidável e cobre torna estes materiais mais facilmente usináveis.
Iodo ( I ) – Se utiliza iodo em lâmpadas de filamento de tungstênio (wolfrâmio) para aumentar a sua vida útil.


Xenônio (Xe) – O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos, assim como em lâmpadas para excitar laser de rubi que geram luz coerente.

Césio (Cs) – O fluoreto de césio é usado extensivamente na química orgânica como base e como fonte de íons fluoretos

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bário (Ba) – O bário é usado principalmente em velas de ignição, tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes.

Lantânio (La) – É usado em eletrodos de carbono para a produção de luz, principalmente para iluminação de estúdios e projeções na indústria cinematográfica.

Cério (Ce) –O sulfato cérico é usado extensivamente como agente oxidante em análises quantitativas volumétricas:( titulação volumétrica ).

Praseodímio (Pr) – Em adição com o magnésio para produzir ligas metálicas de alta resistência usados em motores de aviões.
Neodímio (Nd) – O neodímio é um componente do didímio, usado para colorir vidros e fabricação de óculos de proteção, pois absorve a luz amarela da chama, para os soldadores e assopradores de vidros.


Promécio (Pm) – Os seus sais luminescentes podem ser usados para a produção de ponteiros e mostradores de relógios.

Samário (Sm) – Em lâmpadas de eletrodos de carbono na indústria cinematográfica utilizadas em iluminação de cenários e projetores de filmes, junto com outras terras raras.

Európio (Eu) – Não há nenhuma aplicação comercial para o európio, embora fosse usado para dopar alguns tipos de plásticos para a fabricação de lasers.

Gadolínio (Gd) – Compostos de gadolínio são usados para a produção de fosfório, ativador de cor em tubos de TV coloridas.
Térbio (Tb) – O térbio é utilizado para dopar fluoreto de cálcio, tungstato de cálcio e molibdato de estrôncio , materiais que são usados em dispositivos semicondutores, e como estabilizador cristalino das células de combustíveis que funcionam em temperaturas elevadas, junto com o óxido de zircônio IV , ZrO2.


Disprósio (Dy) – O disprósio é usado, em conjunto com o vanádio e outros elementos, como componente de materiais para lasers. Sua alta secção eficaz de absorção de nêutrons térmicos e seu alto ponto de fusão sugerem sua utilidade para uso em barras de controle nuclear.

Hólmio (Ho) – Por causa de suas propriedades magnéticas incomuns, o hólmio foi usado para criar o mais forte campo magnético artificial gerado.

Érbio (Er) – Os usos diários do érbio são variados. É usado geralmente como filtro fotográfico e devido a sua resistência é útil como aditivo metálico.

Túlio (Tm) – O túlio foi usado para produzir lasers, porém os custos de produção elevados impediram que outros usos comerciais para o túlio fossem desenvolvidos.

Itérbio (Yb) –Um isótopo do itérbio se tem usado como fonte de radiação alternativa para uma máquina de raios-X portátil quando a eletricidade não estava disponível.
Lutécio (Lu) – O metal é empregado como catalisador no craqueamento do petróleo nas refinarias, e em diversos processos químicos como alquilação, hidrogenação e polimerização. Também usado enquanto Oxiortosilicato de Lutécio para activar cintilador de Cério em câmera gama de última geração, na medicina nuclear.


Háfnio (Hf) –O háfnio é utilizado para fabricar barras de controle empregadas em reatores nucleares. Esta aplicação é deve-se ao facto de que a secção de captura de nêutrons do háfnio é aproximadamente 600 vezes maior que a do zircônio, com o qual tem uma alta capacidade de absorção de nêutrons, além do mais, tem propriedades mecânicas muito boas, assim como uma alta resistência a corrosão.

Tantálio (Ta) – O principal uso do tântalo é como óxido , um material dielétrico, para a produção de componentes eletrônicos, principalmente capacitores, que são muito pequenos em relação a sua capacidade. Por causa desta vantagem do tamanho e do peso os principais usos para os capacitores de tântalo incluem telefones, pagers, computadores pessoais, e eletrônicos automotivos.

Tungstênio (W) – O tungstênio é um metal com uma enorme gama de usos, largamente utilizado na forma de carbonetos (W2C, WC). Os carbonetos, devido à elevada dureza, são usados para revestir brocas de perfuração de solos utilizados em mineração, indústria petrolífera e indústrias de construção. O tungstênio é extensivamente usado em filamentos de lâmpadas incandescentes e válvulas eletrônicas e, como eletrodos não consumíveis, ( para soldagens do tipo TIG - Tungsten Inert Gás )porque apresenta um ponto de fusão muito elevado e pode ser transformado em fios muito finos.

Rênio (Re) – Catalisadores de rênio-platina são usados para a obtenção de chumbo metálico, gasolina de alta octanagem , e em superligas resistentes a elevadas temperaturas usadas para fabricação de peças de motores de jatos.
Ósmio (Os) – Devido à extrema toxicidade do seu óxido, o ósmio raramente é usado na forma pura, frequentemente é usado aliado com outros metais, tais como irídio e platina , em aplicações nas quais é necessária uma grande dureza e durabilidade.

Irídio (Ir) – O principal uso do irídio, devido à sua dureza, é como agente endurecedor em ligas de platina.

Platina (Pt) – Empregado na fabricação de projéteis, principalmente para engastes de armas com cano raiados.

Ouro (Au) – O ouro exerce funções críticas em ordenadores, comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos.

Mercúrio (Mg) – Quando se combina com elementos como o cloro, enxofre ou oxigénio, obtêm-se os compostos de mercúrio inorgânico, também designados como sais de mercúrio (sais mercurosos e mercúricos). Por outro lado, se um átomo de mercúrio se liga covalentemente, a pelo menos um átomo de carbono, dá origem a compostos de mercúrio orgânico (metilmercúrio, etilmercúrio, fenilmercúrio).



Tálio (Tl) – O inodoro e insípido sulfato de tálio foi extensivamente usado no passado como veneno de ratos e formigas. Nos Estados Unidos e outros países não é mais permitido devido a questões de segurança.
Chumbo (Pb) –O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. A fabricação de chumbo tetra etílico (TEL) vem caindo muito em função de regulamentações ambientais cada vez mais restritivas no mundo no que se diz respeito à sua principal aplicação que é como aditivo na gasolina.

Bismuto (Bi) – O oxicloreto de bismuto é usado extensivamente em cosméticos , e o subnitrato de bismuto, o subcarbonato de bismuto são usados em medicina. O subsalicilato de bismuto é um líquido cor-de-rosa usado como antidiarreico.

Polônio (Po) – Este elemento tem sido usado em dispositivos que eliminam cargas estáticas produzidas nas indústrias de laminação de papel, laminação de plásticos e fiação de fibras sintéticas na indústria têxtil, entre outras. As fontes de qualquer decaimento beta são geralmente mais usadas e menos perigosas.

Astato (At) –O astato tem maior importância no campo teórico do que no campo prático. Atualmente, não é conhecida nenhuma aplicação prática deste elemento.

Radônio (Rn) – O rádon tem sido aplicado como fonte de radiação em canceroterapia, oferecendo algumas vantagens sobre o rádio. Utiliza-se também como indicador radioactivo para a detecção de fugas de gases e na medida da velocidade de escoamento de fluidos. Também é utilizado em sismógrafos e como fonte de neutrões.
Frâncio (Fr) – Não há aplicações comerciais para o frâncio devido a sua vida muito curta, também não é possível obter este elemento em quantidades comerciais significativas.Somente é usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia como também no da estrutura atômica.


Rádio (Ra) – Algumas das propriedades do rádio são derivadas de suas características radioativas. A descoberta de radioisótopos mais recentes como, por exemplo, o cobalto-60 e o césio-137 , por serem mais eficazes e/ou mais seguros de serem manuseados e aplicados, substituíram o rádio.

Actínio (Ac) – Sua radioatividade é da ordem de 150 vezes a do rádio, tornando-se útil como fonte de nêutrons. Além disso. não tem aplicações industriais significativas. O Ac-225 é empregado em medicina na produção de Bi-213 para radioterapia.

Tório (Th) – Em mantas ( camisas ) de lampiões à gás. Estas mantas brilham intensamente quando aquecidas numa chama resultante da queima de um gás.

Protactínio (Pa) – Devido a sua escassez, alta radioatividade e toxicidade, não existe atualmente nenhum uso para o protactínio fora do âmbito da pesquisa científica básica.
Urânio (U) –Antes do advento da energia nuclear, o urânio tinha um leque de aplicações muito reduzido. Era utilizado em fotografia e nas indústrias de cabedal (fabricação de peças de couro e sola) e de madeira. Os seus compostos usavam-se como corantes e mordentes (fixadores de cor) para a seda e a lã.


Netúnio (Np) –Pode ser usado na composição de equipamentos para a detecção de nêutrons.

Plutônio (Pu) –Em bombas nucleares. Um quilograma de plutônio tem o poder equivalente a cerca de 20 000 toneladas de explosivo químico.

Amerício (Am) – Este elemento pode ser produzido em quantidades quilograma , na maior parte o isótopo Am-241, por ser mais fácil de obter amostras relativamente puras. O amerício é usado em alguns detectores de fumaça contendo minúsculas quantidades de Am-241 como fonte de radiação ionizante, na forma de dióxido de amerício.

Cúrio (Cm) – Há poucas aplicações comerciais para o cúrio. Pode ser útil em geradores termoelétricos. O cúrio-242 e Cu-244 são utilizados como fontes de energia portátil, já que pode gerar em torno de 2 watts de energia térmica por grama. É usado em marcapassos coronários artificiais, em instrumentos operando em locais remotos na Terra, e em missões espaciais.

Berquélio (Bk) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica , e não apresenta nenhum papel biológico.


Califórnio (Cf) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Einstênio (Es) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Férmio (Fm) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Mendelévio (Md) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Nobélio (No) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Lawrêncio (Lr) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Ruthenfórdio (Rf) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Dúbnio (Db) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Seabórgio (Sg) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.
Bóhrio (Bh) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.


Hássio (Hs) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Meitnério (Mt) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Darmstádio (Ds) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

Roentgênio (Rg) – Este elemento não tem nenhuma aplicação conhecida fora da pesquisa básica.

.
Quais elementos quimicos presentes em nossos corpos e qual suas funções ?


Existem uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições:

• A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;

• Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital;

• O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos;

• O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.

Os elementos Quimicos presentes no corpo humano são Hidrogênio (H), Lítio (Li), Magnésio (Mg), Potássio (K), Vanádio (V), Crômio (Cr), Manganês (Mn) , Ferro (Fe), Colbato (Co), Níquel (Ni), Cobre (Cu), Zinco (Zn), Boro (B), Carbono (C), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Flúor (F), Silício (Si), Fosfóro (P),Cloro (Cl), Arsênio (As), Selêrio (Se), Bromo (Br), Molibdênio (Mo), Cádmio (Cd), Estanho (Sn) e Iodo (I).



Existem elementos que estão presentes num organismo, porém não são essenciais. A comprovação e verificação da deficiência de um elemento num organismo é um estudo muito complicado devido às pequenas concentrações que atuam. É possível que o elemento se incorpore ao organismo de maneira inadvertida, e o organismo utilize as reservas que possui. São situações de difícil observação pelos estudiosos, durante algum tempo.