quarta-feira, 9 de junho de 2010

Urânio (U) –Antes do advento da energia nuclear, o urânio tinha um leque de aplicações muito reduzido. Era utilizado em fotografia e nas indústrias de cabedal (fabricação de peças de couro e sola) e de madeira. Os seus compostos usavam-se como corantes e mordentes (fixadores de cor) para a seda e a lã.


Netúnio (Np) –Pode ser usado na composição de equipamentos para a detecção de nêutrons.

Plutônio (Pu) –Em bombas nucleares. Um quilograma de plutônio tem o poder equivalente a cerca de 20 000 toneladas de explosivo químico.

Amerício (Am) – Este elemento pode ser produzido em quantidades quilograma , na maior parte o isótopo Am-241, por ser mais fácil de obter amostras relativamente puras. O amerício é usado em alguns detectores de fumaça contendo minúsculas quantidades de Am-241 como fonte de radiação ionizante, na forma de dióxido de amerício.

Cúrio (Cm) – Há poucas aplicações comerciais para o cúrio. Pode ser útil em geradores termoelétricos. O cúrio-242 e Cu-244 são utilizados como fontes de energia portátil, já que pode gerar em torno de 2 watts de energia térmica por grama. É usado em marcapassos coronários artificiais, em instrumentos operando em locais remotos na Terra, e em missões espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário